Como escolher o estore perfeito?
TUTORIAIS

Como escolher o estore perfeito?

Disponibilizamos as chaves e os conceitos que é importante ter em consideração na altura de escolher um estore, para que seja qual for a sua escolha, seja bem-sucedido.

Um estore é mais do que uma simples cortina; é um elemento fundamental na decoração, que o vai ajudar a vestir as janelas e criar um agradável ambiente na sua casa.

Jogando com a cor, o tecido e até com as medidas, dará estilo à decoração da sua casa ao mesmo tempo que protege os seus móveis e objetos mais queridos. Mas antes de mais nada, vamos esclarecer uns conceitos básicos:

Os estores enroláveis são cortinas que se enrolam na vertical à volta de um tubo, e são o complemento perfeito para regular a entrada de luz e conseguir intimidade. São uma grande solução para a maioria das janelas, e além disso, bloqueiam o passo de raios solares prejudiciais e oferecem isolamento térmico.

Consistem num tecido fixado a um tubo, em cujos extremos se localizam os mecanismos com a corrente de comando que, por sua vez, estão ancorados aos suportes. O diâmetro do tubo é definido pela largura e pelo comprimento do estore, e é habitualmente de 17 (pequenos e minis), 25 e 28 (standard) ou 43 mm (grandes dimensões). Entretanto, a corrente para estores de até 2,5 metros de largura, tem um comprimento de acionamento de 1 metro para cumprir com a normativa de segurança infantil europeia.

Como escolher o estore perfeito?

De acordo com a sua capacidade de bloqueio da luz, há dois tipos principais de estores enroláveis: opaco e translúcido.

O estore opaco não deixa passar a luz, sendo um grande substituto das persianas e portadas de janela. É ideal para quartos, salas multimédia, … e é o que melhor isolamento térmico oferece. O tecido tem um revestimento traseiro que o torna totalmente opaco, e pode encontrá-lo liso ou com textura em múltiplas cores.

Entretanto, os estores translúcidos, para além de vestir a casa, regulam a entrada de luz sem a bloquear, isolando e dando intimidade à divisão. É importante ter em conta que, à maior luminosidade, menos intimidade oferecerá o estore. Se esse for o caso, devemos escolher tecidos pouco densos e leves. E se quisermos uma maior intimidade, tecidos mais densos. Em todos eles podemos jogar com o tecido para criar texturas, desenhos e motivos, portanto, as opções são infinitas!

Dentro dos estores translúcidos, também encontramos os screen, um tecido que, devido à sua técnica de confeção, tem poro que determina um maior ou menor grau de abertura, expressado em percentagens, sendo 1% o valor mais baixo com uma abertura mínima, e 10% o grau de abertura máxima. Através deles verá aquilo que está sob o foco de luz mais intenso, quer dizer, durante o dia o exterior da sua habitação, e à noite, ao contrário.

Como escolher o estore perfeito?
Como escolher o estore perfeito?

Jogamos com as diferentes técnicas de confeção para criar designs únicos que condizem consigo 

Os estores e painéis japoneses são fabricados normalmente com tecidos 100% poliéster. Dentro deste campo, existem inúmeras opções, técnicas de tecido, que nós aproveitamos para lhe oferecer a maior variedade de texturas, estampados, screens,…

Todos os nossos tecidos são livres de PVC (exceto o modelo Screen Básico), e cuidamos até ao último detalhe da sua produção para que sejam respeitosos com a sua saúde. Por isso a maioria dos nossos tecidos são fabricados sob a certificação Oeko-Tex Standard 100.

Além disso, poderá limpá-lo com um simples pano húmido, isso vai ajudar a mantê-los como no primeiro dia.

Apartamento pequeno, casa grande, divisões pequenas… qual é o design mais adequado?

O estore, pela sua função e design, encaixa em qualquer tipo de casa.

Quando em casa temos poucos metros, o estore ao ser compacto e ir junto à janela, ocupa muito pouco espaço e torna-se na solução ideal. Se, ainda, escolher tons claros ou similares à parede, ao coordená-lo e permitir uma maior entrada de luz, a divisão vai parecer maior. Da mesma forma, recomendamos-lhe designs lisos ou com motivos discretos para desfrutar dessa sensação de amplitude.

E quando o tamanho não for um problema, se quiser pode apostar por designs mais arriscados, como um estampado. Se essa for a sua escolha, aconselhamos-lhe a escolher designs atemporais com linhas, ramos, folhas, flores singelas… e dê um novo ar à casa! E se tiver grandes janelões, experimente com painéis japoneses e conseguirá um grande efeito visual e decorativo.

Que tipo de janela é que tenho? dupla? com nicho? …

É simples ou dupla? tem nicho? Em todos os casos, é muito fácil de acertar e simples de instalar.

O mais habitual são as janelas simples, duplas e oscilobatentes. Aqui podemos pôr o que quisermos, mas para um resultado mais homogéneo recomendamos colocar um único estore que cubra por completo a largura da janela, fixando-o ao teto ou à parede. E se, além disso, sobressair um pouco pelos lados, conseguirá tapar por completo a janela e o efeito visual será ainda mais espetacular.

E se a sua janela tiver nicho, aqui tem uma opção adicional. Se tiver suficiente espaço entre a janela e o teto do nicho, o que fica melhor é instalar o estore dentro do mesmo, fixando-o ao teto ou à parede. Para isso, muito provavelmente vai ter de adaptar a largura do estore, mas com esta opção conseguirá uma solução integrada que praticamente não deixará visível o mecanismo ou a corrente. Resumindo, um resultado de 10. Tudo isso poderá fazê-lo por si mesmo ou, no nosso caso, indo às lojas Leroy Merlin, onde tem à sua disposição um serviço de adaptação para os nossos estores Ansar Deco.

Quanto ao comprimento dos estores, ao ocuparem tão pouco espaço não é necessário cortá-los. Mais ainda, pode jogar com a vantagem de este comprimento, e localizando o estore no teto, conseguir que a divisão ganhe visualmente em altura.

Como escolher o estore perfeito?

Também podemos desfrutar dos estores em grandes vitrais ou janelões. Para evitar uma visão muito fragmentada ou saturada de mecanismos, propomos o uso de uniões que também vão permitir regular comodamente a altura de todos os estores com uma única corrente (diâmetro 25 ou diâmetro 28).

E se quiser um extra de conforto, tem sempre a possibilidade de motorizar os seus estores, e desta forma poderá subi-los e baixá-los da comodidade do seu sofá.

Uma outra opção ideal para os grandes janelões são os painéis japoneses. De grande comprimento, são umas cortinas verticais ligeiramente sobrepostas que se deslocam ao longo de uma calha horizontal de forma simples e silenciosa. Também podem servir-nos para separar espaços e criar distintos ambientes numa mesma divisão.

E isso seria tudo, já só nos resta instalar o estore. Mas deve estar a perguntar-se, como? Muito fácil, neste tutorial explicamos-lhe passo a passo como o fazer.

Resumindo, estude bem o espaço onde pensa instalar o seu estore, meça a largura e se existe algum obstáculo, veja qual é o acessório que melhor encaixa. Quando já estiver decidido, decida se quer bloquear ou regular a entrada de luz (opaco ou translúcido). Se preferir um opaco, já só falta escolher o design: lisos ou com textura. E se for um translúcido, pense em quanta luminosidade/intimidade quer para ver qual é o tecido que se adapta ao seu desejo e, escolha o design! Aqui deve ter em conta o tamanho da divisão, as cores, o motivo, … já tem os nossos conselhos pero, calma, não há nada escrito. Portanto, simplesmente, seja você mesmo e crie o seu lar.